tapetes sobrepostos pra arrasar no décor

sobreposição de tapetes é tendência no décor

tenho um tio que com certeza vai amar essa ideia: a moda agora é a sobreposição de tapetes, tá sabendo? Já faz um tempo que essa tendência tá rolando, aliás – quem tem os olhos atentos no Pinterest já reparou. Mas e aí, será que a moda pega aqui no nosso Brasilzão? Minha aposta é que SIM!!!

leia também: 3 tendências fortes de décor pra 2017

tapetes sobrepostos: a desculpa que a gente precisava

tem dois tipos de pessoas no mundo: as que gostam de tapete e as que não gostam de tapete. Difícil achar alguém que seja indiferente. Eu amo tapetes! Porém tive poucos até hoje – justamente por amar acabo sendo tão criteriosa que não levo pra casa (à procura do tapete perfeito… Marcelo D2 que disse isso, confirma?). POR OUTRO LADO, entre os apaixonados por tapetes têm aqueles que se encaixam na categoria Vi-Amei-Vou-Levar-Depois-Penso-Onde-Coloco. E é pra esta segunda categoria que vai o post de hoje.

sobreposição de tapetes é tendência no décor
sobreposição de tapetes é tendência no décor | imagens 1, 2 e 3

para os VAVLDPOC (sigla do grupinho dos compulsivos por tapetes) a vida é um sofrimento. Você sabe que aquele tapete é especial, é único, que se não levá-lo sua vida não será a mesma. Então você leva. E chega em casa. E percebe o óbvio: você nem sabe mais qual é a cor do piso. Um tsunami de tapetes invadiu sua casa e você aceitou. E agora, José?, onde colocar o tapete novo?

COLOCA POR CIMA DO OUTRO, MINHA FILHA!

sobreposição de tapetes é tendência no décor
tapetes sobrepostos pra brincar com a decoração do ambiente | imagens 1 e 2
leia também: casa feliz – dicas pra uma decoração bem-humorada

o segredo da sobreposição perfeita

quem acompanha o Decor Soul e essa pessoa que digita neste momento (eu, no caso) sabe que por aqui não existe regra – o negócio é fazer dar certo pra você. Porém, ah porém, é legal observar alguns fatores estéticos que ajudam a deixar o ambiente mais harmonioso. Então anota as dicas aí e depois me chama pra ajudar a arrastar os móveis, beleza?

tapetes neutros

aqui no Brasil os tapetes mais bonitos e diferentões costumam ser bem caros. Pra não estourar o orçamento a gente acaba investindo em modelos mais básicos e neutros. A sobreposição de tapetes é bacana quando se trata de modelos neutros justamente porque com ela dá pra quebrar esse básico.

sobreposição de tapetes é tendência no décor
tapetes neutros, mas longe de serem sem graça! | imagens 1 e 2

dá pra usar um tapete de fibra natural com um todo fofinho e pomposo. Dá pra usar dois fofinhos de cores diferentes. Dá pra usar uma base neutra com um tapete estampado (minha versão favorita <3). Inclusive, se você tem carpete em casa, dá pra usar tapete também, por que não? Fica aí a inspiração.

tapetes estampados

agora o bicho pega. Como combinar tapetes com estampasMiga, se você tem estilo se joga sem medo de errar! O truque aqui é o mesmo pra roupas: busque elementos de uma peça que conversem com elementos da outra peça. Pode ser uma cor, um padrão, uma textura, um material…

sobreposição de tapetes é tendência no décor
tapetes estampados também podem combinar! | imagens 1 e 2

MAAAS se você é daquelas bem ousadas esquece isso de combinandinho e pensa fora da caixa, repara nos demais elementos do ambiente – sofá, luminária, parede… Às vezes o gancho que a gente precisa pra fazer sentido tá ali naquele passinho que a gente ainda não deu. Então dê!

leia também: 5 dicas de décor para salas pequenas

a posição de cada tapete

beleza, você decidiu que vai sobrepor os tapetes. Aí vem a dúvida: precisa centralizar? Precisa estar na mesma proporção? Precisa…? Gente, não precisa nada. A ideia é brincar à vontade. No quarto, por exemplo, é legal ter um tapete fofinho pra pisar ao lado da cama. Na sala às vezes é interessante dar um climinha mais intimista pra uma área específica. Use o tapetinho pra isso.

sobreposição de tapetes é tendência no décor
a posição dos tapetes também faz parte da brincadeira | imagens 1 e 2

e pode colocar de lado, na diagonal, com uma parte pra fora do limite do tapete que tá embaixo, como ficar melhor. Só tome cuidado com o desnível na altura, caso você pretenda equilibrar algo no encontro dos tapetes (e também no caso de idosos e crianças em casa, vale uma atenção extra).

leia também: dança das cadeiras – como combinar cadeiras diferentes na sala de jantar

essas foram as dicas de hoje pra você usar e abusar dos tapetes na sua casa! Espero que tenha gostado 🙂 Não se esqueça de deixar um recadinho pra mim, que sempre fico muito feliz com o seu comentário! Ah, e também dá uma força pra colega e compartilha esse post com aquela sua tia que tá redecorando a casa, ou aquela amiga que tá em dúvida sobre qual tapete escolher… Vou morrer de alegria!!!

até o próximo post,
Mari

leia também:

4 comments

  1. As férias te fizeram muuuuuiiiiito bem!!! Post maravilhoso, rico em detalhes, delicioso de ler e… interessantíssimo!!!!!!!! Eu estava com saudade???

  2. Olá Mariana, só posso lhe dizer o seguinte: sobreposição de tapetes, não é para qualquer um! precisa de muita personalidade para equilibrar o todo. Não sei se seria capaz, não convivo muito bem com tapetes, tenho alguns, kilims, que adoro, sobretudo por terem sido comprados em viagens e me trazerem boas recordações, mas as vezes me dano com a poeira e desapareço com todos (acabam voltando)!Beijo, bom fim de semana.

    1. Val, é bem isso mesmo. Quando se trata de tapetes, as relações são de amor e ódio. Os tapetes kilims são dos meus favoritos! Os seus devem ser lindos. Tire fotos pra eu ver quando puder 🙂 Um beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *