4 dicas pra transformar sua cozinha pequena

4 dicas pra transformar a cozinha pequena

a cozinha sempre foi meu ambiente favorito em casa. É o que mais gosto de decorar e organizar; gosto de comprar enfeitinhos, inventar funções, mudar as coisas de lugar… E mesmo uma cozinha pequena tem potencial pra ser apaixonante! Por isso, no post de hoje, vamos aprender 4 truques pra valorizar este cantinho tão especial.

leia também: #socorroMari: como organizar a gaveta da cozinha

o coração da casa

cozinha não é lugar só pra louças e panelas. Ela é o coração da casa. É nela que acontecem as reuniões mais divertidas, as descobertas mais agradáveis, os sorrisos mais sinceros… Por isso é tão bom quando levamos pra este ambiente mais do que ingredientes: gostoso mesmo é levar a família e os amigos! Ou vai me dizer que por aí não é desse jeito? Se não for, sinto muito, mas sua vida deve ser meio sem gracinha.

4 dicas pra transformar a cozinha pequena
imagem 1 | imagem 2

e pra que caiba muito amor nessa cozinha pequena a gente precisa abrir mão de algumas coisas – basicamente este é o segredo pra qualquer espaço pequeno. Então a primeira tarefa é: desapegue.

leia também: como deixar sua casa mais feliz

1. LIBERE ESPAÇO

seja criteriosa. Você realmente precisa de tudo o que tem? Prestenção nessas duas palavras: PRECISA e TUDO. Às vezes a gente quer muito alguma coisa mas não precisa dela. Em outras, a gente tem 5 colheres de pau sendo que na verdade não usa nem uma (tudo bem, uma pra salgado e uma pra doce, mas não precisa mais do que duas). Então reserve um final de semana e analise item por item. Responda: você precisa dele?

4 dicas pra transformar a cozinha pequena
imagem 1 | imagem 2

doe tudo aquilo que não for fundamental. Libere espaço pra energia circular e pra que novas oportunidades se abram a você. Juro, faz muita diferença!

leia também: backsplash deixa a cozinha mais moderna

2. APROVEITE AS PAREDES

as paredes são as melhores amigas dos pequenos ambientes! Além de poder instalar novos armários nelas, também dá pra instalar prateleiras, ganchos, barras de ímãs, espelhos, nichos, cestos, tubos de alumínio… uma infinidade de coisa! E essas são soluções bem baratinhas que você mesma pode fazer. Olha essas inspirações:

4 dicas pra transformar a cozinha pequena
imagem 1 | imagem 2

mas vem cá: não vá me deixar aquele pote de plástico todo riscado e torto à mostra na prateleira, né? Aproveite pra expor os itens mais bonitos! Aquele jogo de chá, ou a coleção de canecas, aquelas tábuas bonitas, as cerâmicas, as porcelanas, o jogo de copos… Deixe sua cozinha inspirar você com o que ela tem de melhor! Combinado?

leia também: a beleza do feito à mão

3. ARMÁRIOS EM DOBRO

se o espaço dentro do armário é pouco, então é hora de pensar numa solução fora da caixa – literalmente. Que cê acha de usar as laterais, as portas e o topo dos armários também? A ideia é a mesma da parede: use a lateral pra pendurar um gancho ou um cesto, um ímã pra facas, um tubo pra talheres… Ou até pra criar uma estante pra organizar bandejas, tampas de panelas, tábuas e o que mais você quiser!

4 dicas pra transformar a cozinha pequena

imagem 1 | imagem 2

e não esqueça o topo dos armários! Eu tenho 1,80m e pra mim é fácil dar essa dica. Mas, mesmo que você seja mais baixinha que eu (provavelmente), este espaço pode ser bem útil. Faça dele uma despensa deixando produtos que você usa pouco ou que tenha estoque. Pra ficar mais fácil ainda, separe-os por categorias em cestos ou caixas.

leia também: tapetes sobrepostos pra uma decoração divertida

4. ORGANIZE

essa é a dica de ouro. Depois de desapegar, a palavra de ordem é organizar. A cozinha costuma ser o ambiente onde a gente tem mais pressa, já reparou? Por isso é fundamental ter tudo ao alcance das mãos (essa é uma das vantagens da cozinha pequena – é só esticar o braço e já alcançamos tudo haha!).

mas alcançar não é suficiente. Temos que alcançar o item certo na hora certa. É aí que entra a organização. Tudo o que é usado no fogão precisa estar perto da geladeira, certo? CLARO QUE NÃO, né gente! Do mesmo jeito que não adianta nada o detergente ficar guardado no armário de temperos!

4 dicas pra transformar a cozinha pequena
imagem 1

mesmo que dê trabalho, vale a pena investir um tempo pra montar esse quebra-cabeças. Cada coisa tem o seu lugar. Não desista antes de encontrá-lo!

leia também: 10 inspirações pra decorar e organizar a casa com cestos

cozinha pequena, mas com espaço pra tudo

viu como é possível organizar tudo mesmo quando a cozinha é pequena? Assim sobra espaço pra gente curtir o melhor ambiente da casa com quem a gente gosta, sem estresse nem aperto!

gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar com as amigas, de deixar seu comentário pra mim aqui embaixo e também de sugerir outros temas pra falarmos aqui no blog, belezinha? Adoro quando você participa comigo! Ah, e o #socorroMari tá rolando, viu? Ainda dá tempo de você se inscrever! Clique aqui pra saber como participar.

até a próxima,
Mari

leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *