casa organizada, vida organizada: meu primeiro workshop

workshop casa organizada x vida organizada

ainda tô sentindo uma mistura de emoção com nervosismo e orgulho. Que bobagem, né? A pessoa faz 5 anos de faculdade de Jornalismo pra isso: ficar vermelha na frente dos outros. Mas no final da noite me senti leve por ver aquelas mulheres realmente compreendendo o que eu tinha a dizer. Que delícia é saber que o que você tem a dizer pode ajudar tanta gente! Por isso resolvi contar aqui no blog um pouquinho de como foi meu primeiro workshop: ‘casa organizada, vida organizada’. Quem sabe você não me convida pra fazer um desses aí na sua cidade, né? Eu ia amar! Ia morrer de vergonha, mas ia amar!

leia também: #socorroMari: como organizar a gaveta da cozinha

o workshop: semana das mulheres

a iniciativa do workshop foi da minha amiga Guidi, proprietária da loja HG Tintas, onde aconteceu o evento, em Santo Antônio da Platina (PR). A ideia foi comemorar a semana do Dia Internacional das Mulheres reunindo nós, mulheres, pra discutirmos alguns assuntos do nosso cotidiano. Entre eles estava o nosso assunto: como uma casa organizada pode influenciar nossa vida.

workshop casa organizada x vida organizada
a mulherada reunida no primeiro workshop da HG Tintas e do Blog Decor Soul, em Santo Antônio da Platina (PR) (foto: André Meier)

esta foi a primeira edição do evento e me senti muito honrada com o convite! Espero ser convidada nas próximas, também, porque vai ser um sinal de que gostaram do que eu disse né 😛

leia também: sobre mim e viver de amor

organização x arrumação

tivemos várias discussões durante a noite e escolhi as 3 que mais chamaram minha atenção pra compartilhar aqui com você: esquecimento, relação com os demais moradores da casa e a diferença entre arrumação e organização. Vamos começar pela última.

pouca gente sabe a diferença entre casa arrumada e casa organizada. Casa arrumada é aquela que aparentemente tá perfeita, com tudo no lugar, sem nenhuma bagunça visível. Só que no decorrer do dia essa arrumação vai por água abaixo. Ou seja, a arrumação é uma falsa organização; é quando a gente coloca o prato no armário sem saber se ali é o melhor lugar pra ele mesmo. É quando a gente manda o filho guardar a mochila no quarto sendo que não tem um lugar no qual ele possa guardar. Arrumar é fazer de conta.

já organizar… organizar é pirar o cabeção, estudar o espaço e encontrar soluções verdadeiras que funcionem a longo prazo mesmo no dia mais corrido e cansativo. Organizar é entender que nem sempre o resultado será o mais bonito ou o mais comum – às vezes a gente tem que fazer justamente o contrário do que diz na revista ou no blog de organização, porque organizar é um dos atos mais individuais que existem. A gente organiza pra gente, pra quem mora ali no espaço, não pra fotografar e ostentar nas redes sociais.

workshop casa organizada x vida organizada
workshop casa organizada x vida organizada (foto: André Meier)
leia também: 4 dicas pra transformar sua cozinha pequena

quem mais mora na casa?

taí outro ponto super importante quando se fala em organização. Não adianta criar regras que não vão ser seguidas pelos demais moradores. Exemplo: a ordem é chegar em casa e tirar o calçado na lavanderia. Você faz isso todos os dias, mas seu marido esquece e seu filho deixa os tênis no meio da sala. Aí você me diz: vai brigar com eles todo dia? Vai se descabelar porque eles não seguem a regra? Ou vai resolver o problema de outro jeito? (lembrando que muitas vezes o problema só existe pra você).

encontre uma solução que seja conveniente pra todos. Talvez deixar uma sapateira na entrada da casa, por exemplo. Mas não perca tempo esquentando a cabeça com uma situação cotidiana, porque você vai sair de chata na história (e provavelmente estará sendo chata mesmo) e o problema não vai se resolver com gritos e brigas.

workshop casa organizada x vida organizada
workshop casa organizada x vida organizada (foto: André Meier)
leia também: top 3 tendências de decoração pra 2017

pra evitar o esquecimento

pra fechar, uma dica que sempre faz sucesso: a de como evitar o esquecimento. Hoje em dia a gente tem mil e uma coisas na cabeça. Só que nosso cérebro tem uma capacidade limitada de raciocínio e memória, então chega uma hora que ele não funciona mais como antes. Sorte a nossa que existem alguns truques pra aumentar essa capacidade (e dar uma enganada saudável no cérebro).

uma das dúvidas levantadas no workshop foi: ‘como faço pra lembrar se fiz algo que já faz parte da minha rotina?’ Isso é muito comum. A gente faz aquilo todo dia, porém não tem certeza se realmente fez. Exemplo: ‘será que tranquei o carro?’ Geralmente a resposta é sim, porém nos sentimos inseguros e voltamos até o veículo pra conferir. Pra evitar essa perda de tempo o truque é simples: ao trancar o carro dê um gritinho, bata palmas, pule – no meio da rua mesmo. O ato de quebrar a rotina automatizada vai ajudar você a se lembrar de que trancou o carro. Simples, né?

workshop casa organizada x vida organizada
workshop casa organizada x vida organizada (foto: André Meier)
leia também: 10 inspirações pra decorar com cestos

casa organizada x vida organizada

às vezes a gente acha que nossa vida tá uma zona e não sabe nem por onde começar. Meu conselho é: comece pela casa. Olhe em volta, veja o que precisa mudar, o que pode tornar seu dia mais prático. Ganhar tempo nas tarefas do dia a dia nos ajuda a ter uma rotina mais leve. Afinal, é fato que as primeiras impressões que temos ao acordar são as que carregamos durante as próximas horas. Então que tal facilitar ao invés de complicar? Deixe o ambiente menos carregado; abra mão do que você não usa; desapegue e permita que a energia se renove. Libere espaço pra plantas e flores, espelhos e até uns cristaizinhos. Organize seu espaço de acordo com a sua necessidade, com a sua rotina e com o seu estilo de vida. Cuide da sua casa pra que ela ajude você a cuidar da sua vida. Nossa casa é (ou deveria ser) o nosso refúgio, onde recarregamos as energias. Então pare de enganar a si mesma com uma arrumação aparente e organize de verdade cada cantinho. Garanto pra você: casa organizada é sinônimo de vida organizada!

combinado?

um beijo e até a próxima,
Mari

leia também:

2 comments

    1. tem umas amigas que pediram pra eu fazer um #socorroMari aí. quem sabe não conseguimos fazer as duas coisas juntas! seria bem legal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *